25.01.2018
Como Fazer, Fotografia

Flat Lay: Como faço? Quais as inspirações?

Hello, babes! Tudo bem com vocês?
Como prometi lá no instagram, (já me segue por lá?) resolvi fazer um post mais detalhado sobre Flat Lay. Mais especificamente sobre os Flats que reproduzo no meu insta e que chamam bastante atenção. :)

Pra quem nunca viu e/ou não conhece, Flat Lay (também conhecido como Knolling) é uma técnica fotográfica em que objetos são organizados em uma superfície plana e fotografados de cima, valorizando não só a composição da foto como também os detalhes dos objetos expostos.

Faz bastante tempo que sou adepta de fotos assim e particularmente eu amo! Não só pela estética mas também pelo processo acabar se tornando uma terapia. Meu instagram se baseia no meu dia-a-dia, no que gosto, no que me faz bem, então a maior parte das fotos realmente são momentos que estou vivendo.

Separei 5 passos que uso sempre e que funcionam demais pra mim pra que vocês possam tentar fazer também.

1- Buscar inspirações:
Essa é uma dica bastante valiosa e o ponto de partida quando quero criar alguma foto. Minhas inspirações variam. Muitas vezes estou olhando pro nada (ou pra alguma coisa/lugar) e como um estalo a foto vem à minha mente e já corro pra monta-la. Outras eu não estou tão “afiada” (rsrs) e então recorro aos sites mais amorzíneos da vida que com certeza a maioria de vocês já conhecem.
Os dois que eu mais amo e que eu mais navego são o Pinterest e o We heart it. São sites bem fáceis de mexer e em ambos tem MUITA inspiração bacana e simples de reproduzir. É só se jogar na criatividade com essa ajuda incrível!

2- Separar os objetos:
Outra dica bem legal é logo depois de decidir qual foto você quer reproduzir, separar os objetos que você quer que estejam nela. Não deixe a idéia apenas na tua mente. Com os objetos em mãos, olhando pra eles, pode surgir a idéia de uma foto ainda mais legal do que as que você possa ter visto/pensado; comigo já aconteceu várias vezes. Gosto de optar por objetos que chamem mais atenção e falem por si. Como eu disse, a maioria das minhas fotos são baseadas no meu dia-a-dia, então quando estou trabalhando, escrevendo, lendo, ou até mesmo em um day off, os objetos já estão por perto e fazendo parte daquilo, e eis que a foto surge retratando um momento real.

3- Luz:
Sim, LUZ! Parece uma dica bem boba mas acreditem, não é! Com certeza quando vocês ouvem sobre esse assunto, ouvem falar sobre ela: a famigerada LUZ NATURAL! Sério, vocês não fazem idéia (ou fazem) de como essa bichinha faz toda diferença em uma foto. Seja Flat Lay, selfie ou qualquer outra. Já fiz Flat com ambas (natural e artificial) e não sei mensurar o quanto de fato a foto fica muito mais incrível com a natural. A nitidez, as cores, tudo! Por isso muitas vezes vocês me perguntam como edito as minhas fotos, eu falo e vejo pessoas comentando que “não fica a mesma coisa”. Dêem preferência SEMPRE a luz do dia (é o que eu faço). Não existe melhor!

4- Ângulo:
Apesar do Flat Lay ser uma técnica em que as fotos são tiradas de cima, acredito que ainda assim exista um ângulo mais favorável para elas, dependendo da composição. 90 graus é o proposto, mas eu costumo testar todos e vários. Falando mais sobre a minha experiência pessoal, já que esse é o intuito do post, subo em banquinhos, na cama, agacho, deito, enfim… isso é algo mais pessoal e vai de cada um. Não posso falar sobre um ângulo específico porque como citei, depende bastante da composição e do teu gosto. Quando estou pra bater a foto, eu saio testando vários. E bato a foto real pra depois analisar qual me agrada mais.

5- Fundo:
Por último mas não menos importante (longe de ser), a escolha da base/fundo. Tão importante quanto a escolha dos objetos, é a escolha do fundo da sua foto. Misturar texturas muitas vezes é uma boa dica. Os famosos pelegos (aqueles tapetes peludinhos, sabe?) são super bacanas pra serem usados, inclusive uso bastante. Se você curte um feed/fotos clean (que é o meu caso), certamente a dica é apostar em fundos claros. Chão de casa, paredes, lençóis, pelegos e vale até o pelo do dog se não tiver o tapete. hahahaha Imprimir fotos com fundos diferentes (só dar um buscar no Google com o fundo que você deseja ou até no próprio Pinterest) também é uma ótima e ajuda super. A idéia do Flat Lay muitas vezes é justamente abusar da criatividade. Se jogue! Se inspire mas também crie, abuse, se divirta!

Fotografia pra mim vai além de apenas “clicar uma foto”. Me divirto enquanto fotografo ou crio uma composição e talvez por isso vocês gostem tanto (imensamente grata por isso). Parece clichê mas é exatamente isso: coloque amor no que você faz que tudo dá certo. ❤
E tentem! Não adianta você querer uma boa foto se você não tenta, não pratica e quer que ela aconteça magicamente ou apenas “jogando filtros”. Uma boa foto não depende de filtros, mas de prática. As dicas são super válidas, claro, mas não esqueça que elas só serão bem aplicadas se você praticar!

Espero de verdade ter sanado algumas dúvidas e que gostem do post.
– xox

Deixe seu comentário
Instagram @prii.ferreiira