16.05.2018
Fotografia

Como manter o seu Instagram orgazanizado

Hi, babies!

Post falando sobre algo que muita gente {se você me segue no IG pode ser que seja uma dessas pessoas rs, se não, essa é uma ótima oportunidade pra seguir. :B} me pergunta;
“Pri, como você organiza o seu Instagram? Como consegue mante-lo tão harmônico? Como posso organizar, me ajuda?”.

Recebo alguns directs assim por lá e resolvi trazer dicas em post pra vocês aqui no blog. Dicas que acho válidas e claro, as que eu costumo usar e que funcionam super bem pra mim, pro que eu me identifico.

Confesso que essa coisa de “padrão de organização” é algo que já tenho em mim. Sou uma pessoa bastante organizada e detalhista, então “organizar o Instagram” acabou sendo algo bastante natural. Não teve tanto a ver com esse lance de “modinha de feed”, sabe? Acho que no final das contas o que mais importa nessa loucura toda é você fazer aquilo que te faz bem e te satisfaz interiormente. Fazer por gosto, paixão, por auto felicidade mesmo; e não simplesmente pra agradar aos “olhos alheios”. Afinal, o que pode ser belo pra mim, pode não ser pra ti, e vice-versa. Mas enfim, vamos as dicas, não é meixmo? rsrs

Acho que a dica mais básica e talvez até a mais óbvia seja:
🔎 Evite poluir o teu feed com fotos repetitivas.
Ou seja, fotos sobre o mesmo assunto. Selfies uma seguida da outra, fotos de comidas, paisagens, enfim… fotos que possuam um mesmo segmento. Coloque ao menos uma foto com uma proposta diferente no meio delas caso queira postar duas na mesma fileira. Inclusive, é o que eu faço. Quando posto fotos minhas {sejam selfies ou looks} coloco sempre uma com um outro tema no meio delas pra dar aquele “respiro”.

🔎 Mantenha uma linha padrão.
PRA MIM, isso super funciona e me deixa mais à vontade com os meus posts. O que quero dizer com “um padrão”? Mantenha uma linha de posts pra que o seu feed fique harmônico nesse sentido. No meu caso, eu costumo postar selfies ou fotos de looks {como citei acima, intercaladas com uma foto de outro segmento no meio delas} e em sequência uma fileira de respiro. Sejam flat lays, paisagens, ou composições variadas que me agradam. Não sei se consegui me expressar bem, mas acredito que se olharem o meu instagram irão entender melhor.

🔎 Padronização de filtro/edição.
Essa dica acredito que seja uma das que mais faz a diferença no visual do teu feed. Ter um padrão de edição é sim bastante importante, visualmente falando. Encontrar o “filtro perfeito” realmente não é nada fácil. Isso engloba questões como gosto, estilo de foto, personalidade e etc. Hoje em dia existem milhões de aplicativos com filtros incríveis, lightroom e os seus presets ma ra vi lho sos, e você realmente precisa “ir à caça”. O que mais agrada aos teus olhos? Gosta bastante do filtro daquela @? Pergunta! De repente ela te responde e você pode testar no seu estilo de foto e super te agradar. Eu particularmente uso e adoro o app “Câmera+ {pra iOS} e o filtro “Atenuado”. Ele já é o meu padrão há alguns anos mas confesso que ando tendo o desejo de mudar e testar novos estilos/filtros. Mas cuidado! Vejo muita gente reclamando que determinado filtro não ficou igual àquela foto daquela pessoa e não entende o motivo. Eu já fiz um post aqui no blog onde citei alguns tópicos sobre isso e vamos lembrar que TUDO varia de foto pra foto. Filtro X pode não ficar tão legal assim na sua foto por inúmeros motivos; luz, cenário, e o próprio estilo da fotografia. Por isso vocês precisam sim se dedicar a melhorar o olhar, e ao próprio método de fotografar. Uma boa foto é a reunião de vários pontos. Sem esquecer de edições básicas como saturação, temperatura, brilho, contraste e etc que também fazem toda diferença e acaba sendo um exercício diário até que você realmente encontre aquele padrão que mais te agrada.

*Gosto desses apps e acho que tem filtros super bacanas:
{Snapseed, Foodie, Afterlight, Airbrush, Color Story e o famosinho Facetune que muitos usam apenas pra correções na pele e etc mas esquece que lá tem filtros bem legais também e inclusive diversos tipos de luz, lentes e opções pra melhorar o aspecto da foto}.

🔎 Planeje-se.
Essa dica nem eu mesma costumo seguir fielmente até porque como já contei pra vocês, o meu Instagram se baseia muito no meu dia a dia real. A maioria das fotos que posto são de momentos reais, instantâneos {com exceção das fotos de ensaios e algumas de looks, claro}; mas confesso que quando consigo, quando dá, me planejo e construo um cronograma pra ao menos uns 2, 3 dias. Ainda quero me organizar melhor e fazer cronograma semanal; isso ajuda bastante pra aqueles dias que a mente trava e a criatividade não vem. Está em um dia favorável? Aproveite e faça várias fotos com um mesmo cenário até, mas com propostas diferentes e guarde. A medida que outras fotos forem sendo postadas {em tempo real, por exemplo}, você vai ajustando e organizando com as que já tem em estoque.

Uma dica extra {e ótima, diga-se de passagem}: nunca apague logo de cara aquela foto mais ou menos que você bate o olho e não dá nada por ela. Eu já “salvei” vááárias fotos que pensei estar uma porcaria e no final com um bom ajuste e uma boa edição ficaram incríveis. ;)

Por último mas não menos importante:
🔎 Busque inspirações.
Sabe aquele feed maravilhoso que você tanto ama e baba nas fotos? Com certeza essa pessoa também se inspira em algo ou alguém pra fazer aquele click. ARRISQUE! SE JOGUE! Nada nessa vida cai do céu e a gente precisa aprender a praticar o hábito de correr riscos. Ficou encantada/o por uma foto X de alguém? Porque não tentar reproduzi-la mas com o teu jeitinho? {Lembrando que reprodução não é cópia, ok? Se inspirar não é pegar a foto do coleguinha e fazer exatamente igual; com os mesmos cenários e objetos}. Ah! E a gente não costuma pensar no “perrengue” que talvez tenha sido pra aquela “foto perfeita” sair, né? É raro conseguir “a foto” no primeiro click. Por isso tenha paciência e TENTE! Tente quantas vezes forem necessárias até a foto realmente ficar do teu agrado. Se dedique, tenha força de vontade. Crie, exercite a sua criatividade e o seu poder de criação. A satisfação de ver o quanto você pode vale demais, acredite!

Acho que é isso, loves! Tentei reunir o que mais uso no meu dia a dia, no meu método de produzir conteúdo pra vocês e de abastecer aquele cantinho que cuido com tanto amor. Acho que talvez essa seja a principal receita como disse lá no começo: fazer por amor! E não simplesmente por uma vontade de agradar outras pessoas, ou de ser “a/o mais bombada/o”. Tenho um Instagram que gosto de cuidar e organizar mas não deixo de postar o que tenho vontade e isso é super importante, viu? Tenho vida social, amigos, família, namorado e jamais deixo de postar fotos ou conteúdo com eles por essa neura de organização. O que faço é apenas tentar adaptar do melhor jeito ao que gosto e já tenho costume de fazer.

P.S.: As dicas que expus aqui no post claramente só devem ser seguidas se você se sentir bem com elas. Nada aqui é regra ou obrigação. Mais uma vez digo, faça por amor. Não se sinta preso ou ache que o teu Instagram só vai ser melhor se for “organizado”. Acho que isso é algo bem pessoal e sabemos que não garante milhões de seguidores, inclusive muitas contas são super populares e passam longe de toda essa “perfeição”. O que atrai as pessoas até você é a tua essência, o teu jeito e o teu carisma. Confie em si mesmo, sempre!

Se ainda ficou alguma dúvida, pode perguntar, tá? Aqui ou lá no direct do Instagram que respondo sem problemas. Espero que tenham gostado e que eu tenha esclarecido ao menos algumas dúvidas.

xox

Deixe seu comentário
2 comentários
  1. Giovana17/05/2018 - 12h:04

    Oi priii, eu vim do insta pra ver se seu blog era tão lindo quando seu feed e eu acertei em cheio, amei o design, tudo. Eu nunca fui de organizar feed, o meu não tem padrão, mas eu cuido pra não repetir as fotos do mesmo estilo. Mas amei essas dicas ❤️

    Beijos, Gi.
    http://www.blogdicasdagi.com.br / @blogdicasdagi

    • Priscilla Ferreira17/05/2018 - 12h:24

      Ai, que linda você, Gi! Muito obrigada, viu? ❤
      E realmente, como eu disse no post, é algo bastante pessoal e não ter um padrão de organização não quer dizer que não seja organizado ao seu gosto, né? rsrs
      Vou visitar o seu blog também. ❤

      Obrigada por vir até aqui e volte sempre que quiser. :D

Instagram @prii.ferreiira